Metrossexual é a designação, na gíria, de um homem urbano, excessivamente preocupado com a aparência, gastando uma grande parte do seu tempo e bastante dinheiro em cosméticos, acessórios e roupas.
O termo, originado nos anos 90, pela junção de metropolitano e sexual, foi usado, pela primeira vez em 1994 pelo jornalista britânico Mark Simpson e aproveitado pelas revistas masculinas britânicas e norte-americanas, para chegarem, com esta definição, ao seu alvo.
Porém, só no início deste século, a par da diluição dos tabus relativos à cultura gay, o termo foi reintroduzido, nos meios citadinos, tendo-se verificado em 2002, a grande popularização do termo metrossexual e do conceito que lhe é adstrito.
Num novo artigo, Mark Simpson afirmou que havia um atleta, por demais conhecido, que se enquadrava no perfil do metrossexual.
Nada menos que David Beckham, ao tempo atleta do Los Angeles Galaxy, que gostava de passar o dia nas compras, arranjar as unhas, ir ao cabeleireiro, fazer depilação e cuidar do corpo.
Depois, duas grandes campanhas de marketing: uma pesquisa de mercado pela firma Euro RCSG Worldwide e os artigos do jornal New York Times, fizeram o resto: estava, amplamente lançado o termo e o conceito de metrossexual.
Estes homens, vaidosos, estão geralmente, bem colocados, profissionalmente. Não vivem sem a sua marca predilecta de hidratante para a pele, apreciam um bom vinho, sonham com os últimos modelos de carros desportivos, gostam de comprar peças de design. Deixam de cortar o cabelo no barbeiro, frequentam, assiduamente, institutos de beleza, cuidam da sua pele, cultivam o físico, não se sentem embaraçados ao entrar numa perfumaria para adquirir cosméticos para uso próprio. Vivem com belas mulheres.
Mais do que uma moda passageira, está bem difundida a presença destes homens nas sociedades europeia e norte-americana, dando origem a um nicho, com crescimento exponencial, no mercado de acessórios e produtos masculinos.
Na perfumaria e cosmética, as grandes marcas – Dolce & Gabbana, Giorgio Armani, Prada, Versace, entre outras -, têm colocado cada vez mais artigos à disposição destes clientes. A Tod´s – marca de sapatos manufacturados -, tem, no mercado, modelos, especialmente dirigidos aos metrossexuais, cujo preço vai além dos 350 euros, por par.
As revistas, da especialidade, são regularmente folheadas pelos homens que querem saber o que está ou não na moda. A SIC Radical transmitiu, em 2004, uma britcom - Metrosexuality de 1999, com o título “Metrossexual Como Eu”.
O site Bleacher Report, considera Cristiano Ronaldo o atleta mais metrossexual do Mundo, que é visto, pelos norte-americanos, como o atleta mais vaidoso, seguido por Tom Brady e David Beckham – o 1º e o 2º vivem com top-models e o terceiro é marido de estilista.
Note-se que metrossexual não é sinónimo de gay, poderia ser, isso sim, antónimo.
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