sábado, 2 de fevereiro de 2013

Utopias e Dogmas…



A vida está cheia de utopias e dogmas, sendo que é utópico o que se imagina como sendo perfeito, ideal, porém, imaginário; e dogmático o que é tido como ponto fundamental e indiscutível de uma crença ou doutrina, sendo, pois, uma verdade absoluta, definitiva e imutável.

Nas várias décadas que levamos de vida – uma partícula, se comparada com a eternidade -, vemos nascer e morrer utopias e desmoronarem-se dogmas. 

Na política, na religião, na ciência e no simples dia a dia, não faltam exemplos do que acabamos de dizer. 

Daí o apuramento do sentido crítico, a dúvida metódica e a dificuldade de embarcar em qualquer teoria ou doutrina, sem o mínimo de garantias ou a menor base de sustentação.

Lembro-me da primeira definição de célula que há mais de meio século ouvi a um professor de anatomia: 

"São os milhões de pequeníssimos componentes do nosso corpo, sendo a actividade de cada uma, incomparavelmente superior à da maior petroquímica do mundo em plena laboração." 

E tudo isso provém de um óvulo fecundado por um espermatozoide – origem da vida.

Agora, sentado no sofá, vendo televisão, lendo os milhares de amigos que repousam nas estantes, em meu redor, consultando o computador, o telemóvel ou o simples tablet digital, vejo o Mundo encurtar-se, ao contrário do que me foi revelado nos anos de colégio – era a Dona Elisa que nô-lo mostrava nas aulas de História e de Geografia, ou o Dr. Baptista nas Ciências Naturais.

Depois, vejo a minha neta, que nos seus sete anos, lê e escreve em línguas portuguesa e francesa, abre o Skype e conversa com a tia que está na Suíça e pesquisa os desertos da Austrália; ou vê os DVD do homem sobre a Lua; ou a NASA a corrigir a rota de uma sonda a milhões de quilómetros da Terra.

Leio também um velho relatório, em que, há pouco mais de vinte anos, propus a substituição gradual do sistema informático “main-fraim” por computadores pessoais, sendo severamente acusado de utópico. 

Todavia, uma década depois havia mais de duas centenas de PC na Empresa.

Lembro a primeira vez que o Comendador – meu patrão, ao tempo – me entregou um artigo sobre nano-tecnologia. 

Tudo hoje se cria e destrói à velocidade da luz e… de utopias, estou imunizado. 

Porém, quanto a dogmas restam-me o da criação da vida e o de Deus… Ambos aceites, sem reticências…

(Homenagem à Srª Dª Elisa, minha profª no Colégio D. Pedro V, de Mação,  falecida há poucos dias )

Sem comentários: