quarta-feira, 13 de março de 2013

Resiliência … Resiliente



Estas palavras, ignoradas por muitos dicionários, têm aparecido na comunicação social dos últimos tempos. 

Como é costume, logo muitos oportunistas, que pouco mais fazem que espreitar, em bicos de pés, avançaram com conceitos que, nem sempre apropriados, foram atribuindo a esses termos.

Resiliência é o termo da Física que designa o valor ou número, característico da resistência ao choque de um material, e que representa a energia absorvida pela rotura de uma barra de secção unitária. (G.Dic. L. Port., Dr. José Pedro Machado).

Depois da Física, que pouco uso faz do conceito, a Psicologia e a Ecologia usaram o termo, mas em situações muito restritas. 

As técnicas de Marketing foram as grandes divulgadoras de um conceito novo: Resiliente, para significar a capacidade de adaptar-se a mudanças, de resistir às adversidades, de ser flexível, de lidar bem com a pressão, mantendo a capacidade de voltar ao estado anterior.

A pessoa resiliente, cultiva e aplica os seguintes hábitos; gere as emoções, controla os impulsos, é optimista, analisa o ambiente, tem e mostra empatia, é auto-eficaz, alcança e sintoniza-se com as pessoas. 

Porém, visa com essas atitudes, passar pelas situações difíceis e fazer o que fazia antes, sem perder o seu foco. 

Um negociador resiliente consegue atender um interlocutor estressado, com toda a naturalidade, e passar as suas teses, alcançando os seus objectivos.

Nos meus tempos de aprendizagem e ensino das técnicas de Marketing – já lá vão várias décadas, desde que nos anos 70 chegaram a Portugal essas novas teorias de comercialização -, usava-se o termo elasticidade, para definir as qualidades e atributos que o Vendedor devia utilizar nas negociações.

No mundo corporativo e na política, podemos definir resiliência como a capacidade do indivíduo em lidar com serenidade ao estresse e às adversidades do dia-a-dia, moldando-se a cada situação e, da mesma forma, recuperando o seu estado original. 

O equilíbrio humano é comparável ao de um edifício: se não for flexível, aparecerão rachaduras – no caso, doenças psicossomáticas.

A Resiliência é uma boa combinação de factores e não uma má atitude das pessoas com essa característica

Propicia sucesso e cria condições para enfrentar e superar problemas. 

Se lhe chamarem resiliente, agradeça; estão a louvá-lo e não a criticá-lo, ou depreciá-lo, como alguns "analistas" parecem querer significar nas suas teses.

Sem comentários: