quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O sonho..…a vida

Nas histórias e nos diálogos, criados de mim para mim, dou comigo a olhar não sei para onde e a pensar não sei em quê. 

Porém para completar o nome desta “Folha solta”, faltou-me uma palavra, entre as várias que me vieram à mente. 

Fui atrás do espelho e, no fundo escuro, sobressaía um conjunto de hipóteses, ligadas a letras: estava lá o V da vida, o S do sonho, depois, por ali, um T invertido, um A deitado, dois Os, lado a lado, e um K ao lado do L

Não há aqui, nesta janela de sonho, nenhum C, pelo que não vou pelo filosofal - comando - do poema de A. Gedeão. 

Bem, deixemos então as letras substracto do sonho, com as evidências assinaladas e como que formando um lastro semi-obscuro que acaba por dar origem às imagens do espelho, isto é, da vida. 

Estava encontrado o meu título: o sonho reflecte a vida

Mas viver a vida é olhar para a frente, é seguir os raios luminosos, do espelho, que se projectam no futuro. 

E se sempre olhei para a frente e para cima, porque irei deter-me, agora, nestas conjecturas?

Depois, socorrendo-me do que os anos me ensinaram, das experiências e caminhos que a vida me abriu, das pessoas que ensinei e me ensinaram, do que sonhei, imaginei e deduzi, dos êxitos e insucessos, acabo por concluir que tudo assenta numa base, caldeada ano, após ano; experiência após experiência; livro após livro; amigo após amigo… 

E que sem essa capacidade crítica, sem saber guardar e eliminar, traduzido no sonho, reduzido às letras do obscurecido lado do espelho da vida, não é possível definir os bons caminhos e chegar aos comportamentos da excelência.

Chegados aqui, diante da confusão medonha da vida dos nossos dias; sem tempo para pensar e muito menos para reflectir e analisar aquilo que se pensou, chegamos aos resultados catastróficos que todos os dias presenciamos: guerras declaradas ou veladas que mais não resolverão que os problemas dos que as iniciaram e nelas, normalmente, não participam; degradação das condições ambientais e catástrofes ecológicas que afectarão sobretudo os mais vulneráveis mas acabarão por destruir os seus próprios autores; políticas e regimes sociais comandados por forças que em nome dos povos se vão revelando como os maiores inimigos dos que apontam como sua base de apoio.

Hoje, a depuração de toda a informação que nos chega, a definição do bom e do mau, a eleição dos competentes e dos ineptos, é difícil. 

As escolhas são condicionadas e as opções impostas. 

Uma minoria de Países comanda o Mundo, não abertamente, mas por forças ocultas e meios escondidos do comum dos cidadãos. 

Tudo, evidentemente, em favor das grandes liberdades e da democracia. 

Os meios económicos condicionam governos; através deles, países e, consequentemente, pessoas.

Salvo a falsa benevolência e excelência dos avanços tecnológicos, que caminho teve a inteligência nos últimos séculos? Que progresso tiveram as artes? Que benefícios tiveram as pessoas no seu dia- a-dia? Que esbatimento tiveram as diferenças sociais? Que liberdade, igualdade e fraternidade, foram proporcionadas ao comum dos mortais? Que diferenças foram introduzidas na Sociedade em benefício da coletividade?

Quando quem engana quem, atingir a capacidade de auto análise e quem se sentir enganado descobrir quem o enganou, haverá condições de paz social? 

Quando quem vive para sobreviver estiver à altura de analisar, conscienciosa e inteligentemente a sua vida, continuará disposto a dar de comer, aos que ignoram a sua fome? 

Como será, então, a reflexão do grande espelho da vida?

Sem comentários: