quarta-feira, 9 de abril de 2014

Comentário literário

Recebi, de um amável leitor das “Histórias de gente simples” e das “Folhas soltas” um comentário que transcrevo, com o devido respeito:

 “Lisboa,6 de Dezembro de 2012

Meu caro Professor José Valente

Regressei a Lisboa depois de três meses de permanência em Monte Gordo.

E apresso-me a agradecer o livro “Histórias de Gente Simples” que teve a amabilidade de me oferecer.

A leitura anteriormente feita da publicação “Folhas Soltas”, e a já iniciada com o livro recente, revela o seu significativo culto pela arte literária que toma como meio, para a expressão do belo, a palavra oral ou escrita.

O escritor José Valente domina bem o conjunto de normas e preceitos que ensinam a bem falar e escrever. E as faculdades estéticas que são pedidas ao escritor: inteligência, imaginação e sensibilidade estão bem expressas nos seus escritos.

A inteligência manifesta-se na produção das ideias e dos juízos, com vida, brilho, originalidade e graça.

O escritor José Valente apresenta os temas sociais de forma animada e elegante que seduz o leitor. A sua escrita é educável, porque apurada no convívio frequente com a análise dos modelos de comportamento do ser humano.

O escritor sabe promover o gosto pela leitura e incentivar o culto pela Língua.

A mocidade estudiosa de Portugal muito ganharia em ter acesso à leitura da sua produção literária.

Deixo o meu abraço de apreço e aplauso.


As minhas saudações a sua mulher.
Com a admiração e a estima do

                               Murta Rebelo”

Sem comentários: