quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

OK



-Tudo bem!... Completada a centena de “Folhas soltas”continuamos até que os leitores nos “mandem” parar, ou deixem de nos ler. 

A expressão OK, universalmente usada e aceite pelos dicionários de Língua Portuguesa, pronuncia-se “ó quei” e equivale a “está bem!”. 

A origem e etimologia do acrónimo, são desconhecidas. Todavia, referiremos algumas versões e curiosidades sobre esta expressão, que, embora banalizada, faz correr muita tinta. 

Foi usada, pela primeira vez, numa publicação escrita, em 23 de Março de 1839, quando Charles Gordon Green, editor do jornal “Boston Morning Post”, a escreveu no seu jornal. 

Etimologicamente há diversas teorias sobre as origens da expressão OK: 

Alemã – A expressão será proveniente de uma deformação de “All Correct” em “Oll Korrekt”, com origem no baixo Alemão “Olles Kloer”. 

Grega – A derivação provirá da expressão grega “Ola Kala”, que significava “tudo está bem”. Alguns estudiosos da língua Helénica atribuem OK a tal expressão. 

E.U.A. – Durante a guerra civil nos Estados Unidos ( guerra da Secessão 1861 – 1865) escrevia-se nas fachadas das portas “0 Killed”, quando não havia mortos, naquela residência. A expressão era, igualmente usada nos campos de batalha. Também, muito mais tarde, a expressão foi largamente usada na guerra do Vietname. 

Damos, a seguir, nota de algumas curiosidades. OK? 

Em Choctaw, língua nativa americana, a expressão “Okeh”, significava “sim”. 

Os escravos americanos, de origem africana, usavam “Hoc ille”, uma expressão latina, e também “Oc”, proveniente do occitano. Ambas as expressões significavam “sim”. 

O 8º presidente dos E.U.A., Martim Van Buren, assinava, em 1836, com o sobrenome de “Old Kinderhook”, que abreviava em O.K. 

Nos E.U.A., nos campos de algodão, os escravos apresentavam-se, ao capataz, com a carga e recebiam, em francês, o visto favorável com a expressão “Au quai”, enviando-os ao cais de carga. Os não franceses diziam “Oll Kway”. 

Um “O” formado pelos dedos polegar e indicador e os restantes levantados, era o sinal feito pelos soldados norte-americanos para indicar que tudo estava correcto, que havia Zero mortes. Nos relatórios onde estava tudo bem usava-se a expressão OK. 

As primeiras palavras proferidas por humanos na Lua: em 20 de Julho de 1969, depois do pouso do módulo lunar Eagle, na missão Apollo 11, o astronauta Edwin Aldrin disse “OK”, para Neil Armstrong que o precedera a pisar a Lua, pela primeira vez.

Sem comentários: