sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A beleza do simples


Lembro a declaração do júri num concurso de culinária, para justificar a classificação do vencedor, com o seguinte princípio: 

“Para nós, comida boa é a comida sob a perspectiva de nós próprios e do nosso mundo, sem esquecer os outros que irão confirmar, ainda mais, quem somos. 

Cozinhar bem é estar solto, sem vergonha de mostrar a cara, fiéis a nós mesmos, ao nosso grupo, à nossa gente.” 


No preâmbulo de um projecto de desenvolvimento e aproveitamento local, escrevia o arquitecto: 

“O princípio básico para se fazer arquitectura é procurar redescobrir e valorizar os materiais que nos são oferecidos no local, aceitá-los e expô-los, exaltando-os e dando força aos seus elementos mais simples”. 


A decisão do júri dos jogos florais, numa vila da nossa província, em que foi atribuído o primeiro prémio a um concorrente que apresentou uma simples folha de papel com o seu romance, assentou na seguinte declaração: 

“O trabalho premiado responde, completa e cabalmente, aos parâmetros de qualquer obra literária, pois tem princípio, meio e fim; é coerente e perfeitamente inteligível; é claro e de uma beleza inultrapassável; está correctamente redigido, quer morfológica, quer sintacticamente; tem cadência e tempos de acção totalmente síncronos e harmoniosos e envolve na sua inultrapassável singeleza um clima de incerteza e mistério, perfeitamente definidores de um verdadeiro romance”. 

O júri decidiu, não querendo abusar da vossa paciência, fazer a leitura do trabalho premiado, para que todos possam compreender a justeza e acerto da nossa decisão. 

Biografia do autor: Tónio, de 27 anos, do Monte Fundeiro, andou na mestra até ao 2º grau e é moiral de vacada, na herdade de S. Luís. 

Título: Gente simples. 

Texto do romance: Nasceu morto. FIM. 


Os júris dos concursos de culinária, de arquitectura e de literatura, independentemente dos seus atributos e larga competência académica, foram motivados pelos argumentos mais primários e mais próximos das personagens que melhor definiram e representaram a simplicidade das coisas simples. 

E, nas diversas declarações e justificações de voto definiram, magistralmente, a essência da beleza do simples.

Sem comentários: