segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Plutão


  Terra - Lua e, em baixo, à direita Plutão - Caronte

Plutão é um planeta-anão, do sistema solar,  desde que, em 24 de Agosto de 2006, a União Astronómica Internacional – UAI – alterou a sua designação de planeta principal.

Plutão é, agora, visto como o primeiro de uma categoria de objectos trans-neptunianos, cuja designação de “plutoides” foi aprovada, em Paris, pela News Release 0804 da UAI de 11 de Junho de 2008. 

Anteriormente, em Set de 2006, a UAI atribuiu a Plutão o nº 1340340, dos planetas menores, de modo a reflectir a sua condição de planeta-anão.

Localiza-se numa região do Universo conhecida como Cinturão de Kuiper e demora 248 anos terrestres a fazer a translação em volta do Sol.

Tem um satélite maior, chamado Caronte e dois menores, Nix e Hidra, descobertos em 2005.

Plutão foi descoberto em Fev de 1930, no Observatório Lowell, de Flagstaff, Arizona, pelo astrónomo, de 24 anos, Clyde Tombaugh, que foi o primeiro a fotografá-lo.

As características físicas de Plutão são, na maior parte, desconhecidas, devido à dificuldade de investigação e à falta de contacto de qualquer nave espacial terrestre.

Para observar Plutão é indispensável um telescópio especial, através do qual se pode determinar que tem uma cor castanho-clara, ligeiramente amarelada.

Nas décadas posteriores à descoberta de Plutão a sua massa e tamanho eram apenas estimativas; inicialmente pensou-se que era muito maior que a Terra.

Porém, após a descoberta de Caronte, em 1978, foi possível determinar a massa do sistema Plutão-Caronte, pela simples aplicação da formulação newtoniana da terceira Lei de Kepler. 

O diâmetro de Plutão foi calculado quando o planeta-anão foi ocultado por Caronte. 

A massa de Plutão é menos de 20% da da Lua (ver, na imagem, comparação Terra-Lua e Plutão-Caronte – em baixo à direita -).

Se os humanos vivessem no tempo de Plutão, nunca chegariam ao 1º ano de vida (248 anos) e um homem de 70Kg, na Terra, pesaria apenas 4Kg, em Plutão.

Um sinal de rádio, transmitido à velocidade da luz, leva cerca de 4,5 horas, da Terra a Plutão.

Imaginemos um modelo reduzido em que o Sol fosse uma bola de futebol (22 cm de diâmetro). 

A essa escala, a Terra estaria a 23,6 metros e seria uma esfera com 2 mm de diâmetro. A Lua ficaria a 5 cm da Terra e teria 0,5 mm de diâmetro. Plutão ficaria a 931 metros do Sol, com 0,36 mm de diâmetro. A estrela mais próxima, a Próxima Centauro, estaria a 6332 Km do Sol e a estrela Sírio a 13150 Km do Sol.

A cerca de 257 000 Km/hora, da Terra à Lua seria 1h e ¼; até ao Sol, 3 meses; até Saturno, 7 meses e até Plutão e deixar o sistema solar, 2 anos e meio. 

A partir dali, 17 600 anos até à estrela mais próxima e 35 000 anos até Sírio.   

Sem comentários: