domingo, 13 de novembro de 2011

Perfumes

Ainda que custe a crer, o homem utiliza perfumes desde a Idade da Pedra. Mas daí a uma das indústrias mais rentáveis no mundo, vai toda uma actividade industrial e comercial que movimenta somas incalculáveis e emprega milhões de pessoas.

A origem da palavra perfume pode atribuir-se aos primórdios da vida na terra, quando os homens queimavam madeiras aromáticas para apaziguar e satisfazer os deuses, com fumo (per fumum).

Porém, a fabricação de perfumes para uso humano começou com os Egípcios, cujos perfumistas artesanais, conseguiram extrair aromas naturais dos mais variados tipos.

No túmulo do faraó Tutankamon, foram encontrados mais de 3000 pequenos potes que ainda conservam as fragrâncias, apesar de enterrados há mais de trinta séculos.

A perfumaria sofreu muitas transformações ao longo dos tempos.

O descobrimento do álcool, pelos Árabes, no séc.VIII, permitiu a diluição de óleos e resinas olorosas que acabaram por revelar toda a plenitude das suas qualidades aromáticas.

Daí se desenvolveram perfumes muito mais finos, até se chegar à lista com os dez perfumes mais vendidos no mundo.

Os fabricantes, perfumistas e empresas internacionais de estudos de mercado, elegeram essa lista, cujo primeiro é o Chanel nº5. Seguem-se, pela ordem de volume de vendas: Coco Mademoiselle (Chanel), J’adore (Dior), Light blue (Dolce & Gabana), Angel (Thierry Mugler), Pleasure (Estée Lauder), Chance (Chanel), Trésor (Lancôme), Allure (Chanel) e Eternity (Calvin Klein). 

O primeiro perfume famoso, fabricado com álcool, foi a Água da rainha da Hungria que assim se chamou por ser o predilecto da princesa Isabel, no início do séc.XIII. 

Os gregos, que consideravam o perfume corniso um dom de Vénus, usavam aromas diferentes para cada parte do corpo: menta nos braços, tomilho nos joelhos, óleo de orégão nas pernas e nos pés, manjerona nos cabelos, óleo de palma no peito.

A mais antiga das fragrâncias actuais é a “Água de Colónia 4711”, criada em 1796 e considerado o primeiro perfume unissexo do mundo.

Foi usado por Napoleão e a sua amada Josefina de Beauharnais, entre muitas outras personagens famosas.

Saber perfumar-se é toda uma arte.

Recomendam os “expertos” que se devem perfumar as zonas onde as pulsações são mais intensas: pulsos, tornozelos, seios, lóbulos das orelhas e busto, já que o calor do corpo activa as fragrâncias e torna-as mais duradoiras.

Sem comentários: