sexta-feira, 31 de maio de 2013

Brasas, “crescente”e raminho de salsa…

Na cozinha da casa estava a lareira, debaixo da chaminé, com as varas do fumeiro, o canto da lenha e os assentos da família: bancos, cadeiras, tripeças e o sobrado, aí uns vinte centímetros acima das lajes onde se fazia a fogueira que, além de cozinhar a panela das refeições, os caldeiros dos porcos e uma panela de água quente para lavagens, era o aquecimento no Inverno. 

A divisão, de telha vã e pouco pé direito, tinha uma porta para a casa de cima e outra para a cabana da tapada onde estava a porta da despensa, a talha da água, o poial onde se lavava a loiça e se preparavam as refeições. 

Sobre o acesso à lareira, a verga da chaminé e a prateleira corrida, com a caldeira e as sertãs, as panelas e os tachos e as provisões de mercearias a recato de gatos e ratos. 

E no canto do lado direito, ao lado do furtado que cobria o canto da lenha, uma tigelita de barro guardava as parcas economias, provenientes das vendas dos ovos, de alguns litros de azeite, dumas botijas de aguardente e uns queijos frescos, muito procurados lá em casa. 

Era o pé-de-meia com que se pagava na loja, à sardinheira e os trapos ao Tio João Gregório e à Ti Carlota. 

Ao fundo dos três degraus, a cantareira com o cântaro e o asado, com o púcaro da água, e por cima, as prateleiras dos pratos e tigelas. 

Ao canto da parede da casa do Ti João Pardal e da Ti Clementina, a maceira da farinha e, encostadas à parede, as tábuas do pão e do queijo penduradas dos barrotes do tecto, por arames. 

Já junto da porta para a tapada, a francela onde se fazia o queijo. 

Junto da parede, a mesa, em frente das pilheiras onde se guardava o pão, a tijela das azeitonas, a almotolia do azeite. 

Na gaveta da mesa estava a toalha, os guardanapos e os talheres. As facas da cozinha e os pratos. 

Penduradas do tecto, duas lanternas de pavios embebidos no azeite e com resguardos de vidro, para as saídas aos cortelhos do gado, ao palheiro da mula, ou às outras divisões da casa: casa de cima, casa de fora e quartos de dormir.

Interessante era o buraco, junto do chão, na parede entre as duas casas, por onde se passavam as brasas com que se acendia o lume, se recebia ou dava o crescente do pão, ou um raminho de salsa. 

Recebiam-se e davam-se recados e até, em certas alturas, se rezavam orações em conjunto, depois da ceia. 

Também os gatos por ali passavam em direcção à ceia que melhor lhes cheirasse...

Sem comentários: