segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Versejar



 
Às vezes, também versejo! 

Faço-o quase ao correr da pena, quero dizer, da esferográfica, ou das teclas do computador. 

A métrica não me interessa muito; o estilo não é, para mim, fundamental! 

Apenas a rima, para que não saia uma leitura muito dura e agreste ao ouvido. 

Ao ouvido sim; é ele que me leva, onde me encontro, quando versejo!... 

                       A capela da minha aldeia,
                       Que sempre trago na ideia,
                       Não é bonita, nem feia; 
                       Mas é a da minha aldeia. 

                       Quando ouço as badaladas 
                       Do sino da minha aldeia, 
                       Lembram-me coisas passadas 
                       Que ficaram na ideia. 

                       Lembram-me mortos e vivos! 
                       - Casamentos, baptizados… 
                       Os sonhos adormecidos 
                       De tantos anos passados... 

                       Lembra-me o que já esqueci, 
                       Por tantas voltas do Mundo!... 
                       O que ganhei e perdi, 
                       O que distingo e confundo. 




Sem comentários: