Nas conversas com o meu padrinho, ferreiro da aldeia, leitor de jornal e fabricante de balanças romanas, que enviava para os sete cantos de Portugal, continuámos a conversa sobre capicuas.
E que pena tenho de não ter podido dizer-lhe muitas coisas que, muitos anos mais tarde, pude investigar acerca das capicuas, de que ele era um entusiasta.
Tinha nos seus papéis algumas pequenas frases, vários nomes e números, muitos números.
As datas eram frequentes e, com elas havia muitos cálculos, principalmente somas de números complexos e folhas de almanaques com calendários.
E continuava:
Uma criança que venha a nascer em 1981, no dia 01 de Dezembro, 02 minutos depois das 18 horas, há-de ter, um dia, 20 anos, 02 meses, 20 dias e 02 horas.
Não é verdade?
É sim padrinho.
Podemos ainda dizer que, pouco depois, terá, ainda, mais 20 minutos e 02 segundos, mas nem há, por aqui, muitos relógios para tal precisão.
E sabes quando completará essa idade?
Faz lá as contas e verás que no dia 20 de Fevereiro, de 2002, às 20 horas e 02 minutos, a criança terá 20 anos, 02 meses, vinte dias e 02 horas. Ora essa data, escrita em números, dá:
20 02 2002 20 02 20 02 20 02
Conheces melhor momento que esse, para que, se de facto as capicuas dão sorte, essa criatura, tomar qualquer decisão importante?
E sabes quando voltará a haver uma conjugação semelhante?
Só em 2112 e depois teremos de esperar pelo milénio 22, uma vez que os anos continuarão a ter apenas 12 meses.
As coisas que o padrinho vai discorrendo?!...
É uma pena que nunca tenha ido estudar. Mas, no seu tempo, não havia possibilidades, nem meios.
E, coçando a cabeça, por baixo do boné, ia dizendo:
Tens toda a razão, no meu tempo não havia e agora, ainda que haja, continuam fechados os olhos de tantos pais e avós, nos quais me incluo. Tens a sorte de ter o pai e avô que mais analfabetos que eu, têm os olhos mais abertos. Vou ser um dos maiores entusiastas para que a nossa garotada estude.
Em sua memória, aqui ficam algumas capicuas, ou palíndromos, que, de certeza, ele gostaria de acrescentar aos seus apontamentos:
SOCORRAM-ME SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS
SECO DE RAIVA COLOCO NO COLO CAVIAR E DOCES
ZE DE LIMA RUA LAURA MIL E DEZ
ACATA O DANADO E O DANADO ATACA
ANOTARAM A DATA DA MARATONA
MARUJOS SO JURAM
Sem comentários:
Enviar um comentário